O que é isto?

Diria que isto é um espaço que surge devido a uma necessidade de desabafar, mas que rapidamente se torna mais do que isso. Tornou-se o sitio onde os meus medos e conquistas ganham a forma de PENSAMENTOS SENTIDOS.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Viagem

‘Eu cá sou bom, sou muito bom…’, não, não se assustem, não estou com a auto-estima em níveis demasiado elevados, é apenas o meu belo tema do despertador do telemóvel.
Salto da cama, com o entusiasmo característico de uma viagem, diria que um pouco forçada, no entanto não deixa de ser uma viagem, uma oportunidade para sair daqui!

Carro, com as malas atafulhadas de roupa, pronto a iniciar a sua tarefa de nos conduzir ao destino, o abrasador calor da Vidigueira, onde nos espera a matriarca da família, certamente com um belo pitéu para nosso repasto à chegada! Salto imediatamente para o volante do carro, faço o ‘check’ aos espelhos e dou um ar de menino atinado, afinal de contas, vou conduzir a família! E ai vamos nós (…) Dou por mim a passar já a passar a Ponte 25 de Abril, e a olhar para a esquerda e para a direita que nem um miúdo feliz, que olha para o que gosta, o ‘Mar Tejo’ como gosto de lhe chamar.
Que se segue? Costa? Nada disso! Desta vez não me fiz de convidado. Com o pé no pedal direito, vou comendo KM à viagem de forma veloz, até que por fim, o meu pai abre os olhos cerrados até então e toca-me no joelho, dizendo ‘ Menino, estás velocidades não são para ti’, eu aceno com a cabeça em jeito de concórdia e prontamente abrando.

Saída na Marateca, e venha de lá a tradicional Estrada Nacional, onde se vai passando em todas as aldeias e vilas, em direcção ao destino (…) Eis senão quando, vejo a placa do lado direito ‘ALENTEJO’ e de um momento para o outro, parece que o ar muda, fica seco, abafado, somente porque passei a placa e estou efectivamente no Alentejo. Curvas e rectas adiante e nova placa conhecida, ‘Vidigueira 21 KM’, a ansiedade cresce à medida que a distância por percorrer diminui!

‘Vidigueira’

Novamente caras conhecidas, e que por incrível que pareça, sabem perfeitamente que eu sou o neto da «Prima Júlia», o carinho é incrível, assim como a bondade destas pessoas! Paro o carro na rua antes e troco de lugar com o meu pai, a partir dali irei a pé, para surpreender a Avó Júlia, tal como fazia em criança. Dou um toque no postigo, o suficiente para ser audível e escondo-me! Aaahh.. Saudades de ser criança, (…)

Até ao meu regresso..

1 comentário: